< Voltar

SERTÃO DO ARARIPE

BODOCÓ – COMUNIDADE 

 

1 - O Cemitério dos Anjos 

 

“Existe um cemitério que só enterram crianças, chamado o ‘Cemitério dos Anjos'. Existe somente uma adolescente enterrada, dizem que ela surgiu do nada na comunidade, não tinha família, morreu virgem e chamam ela de ‘Cruz Milagrosa’.  Todo dia de finados as pessoas vão até seu túmulo acender uma vela pra ela.”

 

 

2 – Coração de Maria

 

“Nós somos uma família chamada Família Horas. Uma das filhas do nosso fundador foi embora e nas andanças foi onde ela conseguiu a imagem do Coração de Maria. 

 

Ela era retirante, para todo canto que ela ia ela levava a imagem amarrada no caçuá*. Aqui na nossa comunidade deu uma peste que matava muita gente, aí essa moça, filha de sete irmãs, disse que se a peste acabasse, ela rezaria a novena os 31 dias do mês de maio, onde ela tivesse, rezaria. O marido dela morreu em maio e mesmo assim ela celebrou a novena.”

 

*Cesto de cipó, taquara ou vime, fasquias de bambú para colocar na cangalha nas costa do burro, cavalo ou jumento no transporte de alimentos.

 

3 - Mané Celeiro

 

"Um bisavô meu toda vez falava que ia na rua e quando chegava lá ia beber e só chegava tarde em casa. Quando chegava em casa, a esposa dizia: 

 

- Onde tu estava, Mané?

 

E ele respondia: 

 

- Essa bicicleta sem confiança, caiu a corrente.

 

Por isso quando alguém sai ou demora diz que 'a Bicicleta é de Mané Celeiro’.

 

4 – Lobisomem Valdemiro

 

“Era uma criança muito atrevida, muito mau, e ele foi amaldiçoado pela própria mãe antes dela morrer. 

 

A mãe pediu para ele ir a roça deixar o alimento para o pai dele e no caminho ele comeu a carne e deixou os ossos com a comida para o pai. Ele disse ao pai que a mãe tinha comido a carne com outro homem e colocou os ossos para ele, o pai foi na mãe e matou ela. Antes dela morrer, ela falou que ele ia se transformar em lobisomem e iria correr as sete freguesias (cidades vizinhas). E foi isso que aconteceu.”

 

5 – O Milagre da Moça 

 

“Era uma moça que não conseguia engravidar e o sonho dela era dar um filho ao seu esposo. Até que ela fez uma promessa:

- Se eu conseguir ter um filho, vou prometer ele a Jesus. 

 

Ela se ajoelhou, acendeu três velas e fez a promessa. Depois de um tempo ela engravidou mas  ela não queria ceder o menino a Deus, porque ela queria ter um neto."

 

6 - Pé de Umbú

 

" Tem uma fruta que chama umbú; eu e uns amigos meus, a gente foi catar, e na hora que a gente foi lá -  a gente tinha pegado uns três umbú -  aí meteram uma pedra. A gente desviou das pedras e quando voltamos jogaram de novo. Aí depois começaram a jogar um monte de pedra, um monte de pedra mesmo, seguida uma da outra, e a gente correu…
 

 Esse pé de Umbú o povo diz que lá é malassombrado que já viram vulto, coisa branca se mexendo, já viram um monte de coisa lá.”

 

7 - Dona do Mato

 

“Agora essa aqui aconteceu comigo aí ó, atrás da minha casa, tenho meus filhos pra dizer e tenho uns colegas meu também!

A gente foi tirar umas abelhas ali, era umas sete horas da noite tinha uma algaroba bem grande e eu botei fogo nela. De repente um assovio bem fininho, aí é ela, fino, fino -  Vige Maria, não era um passarinho não. Mas continuei a tirar aí ela assobiou mais perto, eu chamei logo pra ir simbora, aí Zé Ciço, que ele é meio surdo, perguntei se ele tinha escutado, e ele falou, ‘Eu ouvi bem baixim’ e eu “Rapaz, vamos embora’, e ele ‘Vô não, Ciço’.

 

‘ Vamos embora, pelo amor de Deus’ eu pedindo. Menino, foi nada não, ela deu um assovio daqui aí que eu fiquei tapadinho, foi 'pipiiiii’ no meu ouvido e eu gritei ‘Meu Deus!’ e os meninos ‘Papai, o que foi?’,  e eu ‘Sei lá, pelo amor de Deus, vamos embora’.

 

Nós saímos correndo. Aí nos corremos; quando chegou perto de casa, ali outro assovio, ‘piiii’!  Eita,  eu fiquei com o ouvido tapado, e os meninos também. Ela se chama Dona do Mato.” 

 

BODOCÓ – PEDRA DO CLARANÃ

 

8 - A Lenda do Gavião

 

“Dois indígenas de tribos diferentes resolveram ir morar na Pedra do Claranã, dizem que quando eles morreram se encantaram e se transformaram em dois gaviões que ficavam protegendo a pedra. Dizem que eles habitam o lugar até hoje, e chamam de A Lenda do Gavião".

 

9 – A Mulher Dourada

“Existe a lenda da Mulher Dourada que dizia encantar os caçadores que iam para caçar os animais.  Eles ficavam encantados com ela por algum tempo e quando voltavam para casa tinha uma espécie de "apagão" não lembravam do que tinha acontecido lá e existem também alguns que sumiam e nunca mais apareciam.

 

10 – As Luzes que dançam 

 

"O pessoal que mora próximo da pedra dizem já ter visto luzes circulando por lá, chamam de luzes que dançam.  Falam também que existia uma carruagem cheia de luzes brilhantes que também ficavam rondando a Pedra do Claranã, e que até hoje tem riscos nas pedras que acreditam ser onde essa carruagem passava.