A tropa

HISTÓRIA

 

 

A TROPA DO BALACOBACO surge em 2007, da junção de dois núcleos de produção teatral da cidade de Arcoverde, no Sertão pernambucano. Objetivando trazer visibilidade as suas produções, uniram forças e lançaram-se à empreitada de garantir qualidade e compromisso ético-estético a seus trabalhos, desembocando em produções cada vez mais arrojadas e conceituais. Seguindo juntos e aperfeiçoando o fazer teatral que traziam de trajetórias distintas.

Foi pela união destes dois blocos de resistência, que surgiu a Tropa do Balacobaco. Marcando também o retorno à Arcoverde, do ator, diretor, dramaturgo e produtor cultural Romualdo Freitas. Que ao chegar lança-se à produção e garimpa financiamentos oficiais para a montagem de sua primeira e produção junto a Tropa, "A paixão e a sina de Mateus e Catirina”.

No ano seguinte o grupo mergulha na pesquisa dos Mamulengos, o que resulta na montagem do espetáculo de rua “Vade Retro” (texto e direção Romualdo Freitas).

No ano de 2010 a Tropa sobe aos ares e em suas pernas de pau, inicia a montagem do espetáculo “Quadrilha- Um Romance Sertanejo” (texto e direção Romualdo Freitas), fazendo da festividade popular junina, um espetáculo. Desta vez a encenação conta com convidados de outros grupos da cidade, para integrar o elenco.

É assim que surge a nova formatação da Tropa, mais uma junção da produção artística Arcoverdense. A nova estruturação do grupo se dá também, por conta do retorno ao Acre do artista Romualdo Freitas. Diante disso a Tropa une-se ao Núcleo de Teatro da Estação da Cultura.

Em 2013 miram a infância e a juventude como público alvo para suas próximas montagens. Iniciam os estudos sobre as lendas brasileiras, assumindo a pesquisa sobre as tradições, histórias e mitos dos “povos do Brasil”.

Começando pelo Norte do Brasil, com a lenda da Vitória Régia, montam “O Espelho da Lua” (texto:Romualdo Freitas/ Direção: Ney Mendes) com ares de contação de histórias, que aposta no Lúdico através de formas animadas.

Em 2016 o grupo retoma a pesquisa sobre Mamulengos e aposta na montagem do espetáculo “RE TE TEI” (Texto e direção Ney Mendes) brincadeira de rua inspirada na tradição do povo Sertanejo que conta a história do Papa Figo.

Em 2017 a Tropa dá continuidade a sua pesquisa sobre as lendas brasileiras e a história do Brasil, nascendo assim o texto Mundo – Em busca do coração da Terra de Ney Mendes, e em 2021 estreando-o como seu mais novo espetáculo. O espetáculo conta a história de Mundo, um menino que quer conhecer a noite!